logo

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO

Seja bem-vindo a mais uma aula do Twinmotion 2020 gratuita, hoje iremos inserir uma vegetação do nosso projeto do curso de Twinmotion 2020.

Inserindo palmeiras na vegetação:

Vamos começar com a área da piscina, inserindo algumas palmeiras. Primeiro vá até à pasta de biblioteca e clique na pasta de vegetação e paisagem. Além da paisagem, nós temos as opções de árvores, arbustos, grama e flores, detalhar graminhas, rochas e diversos.

Começando pela pasta de árvores você verá dezenas de opções de árvores para você escolher, e agora no Twinmotion temos a opção da idade da vegetação, que é muito interessante.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 1

Optamos pela, a escolha de uma palmeira. Após você inserir a palmeira você verá algumas opções de idade da árvore, a sua altura, se deseja manter a árvore em crescimento ligado ou desligado, você pode escolher também a estação podendo deixar em: automático, verão, outono e inverno, ou seja, pode escolher em qual estação deseja em que a árvore escolhida esteja. Pode escolher dar um movimento a árvore com vento.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 2

Caso você queira copiar o objeto que você inseriu basta você selecionar o objeto, dica: caso tenha alguma dificuldade em selecionar o objeto, você pode estar selecionando na camada lateral direta de layer, pois lá irá conter o objeto que você deseja selecionar.

Para facilitar, nas categorias> selecionar vegetação> e você consegue selecionar a vegetação que colocou.

Outra dica é que você clicando no eixo z ele movimenta para cima. Clicando no eixo x e y o movimento às duas outras coordenadas, você tem a possibilidade de rotacionar também.

Você tem a opção de copiar pressionando a tecla shift você vai dar um clique com o botão direito pressionado e arrastando você vai fazer a cópia colocando no lugar onde deseja. E quando você deixar de pressionar o botão direito vai abrir uma janela com o menu que tem algumas opções, por exemplo, o número de cópias, podendo escolher também o espaçamento entre elas. Uma opção muito importante é a de instância ou copiar.

A opção de instância mantém os atributos dos elementos vinculados, ou seja, se você mudar essa vegetação ele vai alterar às duas ao mesmo tempo, ou todas as cópias feitas.

Mantendo a opção copiar esse elemento vai ser independente podendo mudar a opção de idade, altura, estação e entre outros.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 3

Inserindo mais vegetações

Na segunda parte da área de convívio do nosso projeto iremos inserir mais algumas vegetações.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 4

Indo novamente na pasta de biblioteca, e seguindo para a pasta de vegetação > depois em árvores. Vamos escolher para esta área uma árvore mais fina, escolhi uma, na escala do ser humano, no Twinmotion você vai encontrar mais no final da pasta de vegetação você irá encontrar essa opção de representação gráfica.

Escolhemos essa opção de Bambu, defini a idade em 7%.

Pintando e inserindo uma vegetação.

Para esta opção, em nosso projeto iremos inserir nos arredores do nosso projeto. Indo no menu de contexto, nós temos a ferramenta de pintar a vegetação.

Com essa ferramenta de pintar vegetações, você pode escolher o tipo de vegetação que você deseja utilizar. Após escolher a vegetação que deseja você deve arrastar para a barra da ferramenta. Como na imagem abaixo.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 5

Lembrando que você pode escolher mais de uma vegetação que deseja usar na ferramenta pintar. Logo ao lado você verá algumas opções da ferramenta pintar como: diâmetro, densidade e parâmetros. Feito isso você pode distribuir ao longo do seu modelo.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 6

Com essa ferramenta fica muito fácil de você construir o entorno do seu projeto as imagens de hendrick e o vídeo você vai ter um ambiente preenchido.

Saiba também que você pode estar apagando essa vegetação, do lado do menu pincel tem um botão com uma borracha para você está apagando a vegetação, pressionando o botão de borracha, então onde você passar essa borracha ele vai apagar.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 7

Quando você seleciona essa ferramenta de pintar, o que acontece é que você não consegue selecionar a vegetação, e você não consegue encontrar as vegetações em categoria. Então tenha a consciência para editar a vegetação a pagando ele vai estar apagando um conjunto de vegetação por onde você passar a borracha.

 

Inserindo a vegetação de grama mais realista

Aqui iremos inserir uma grama, então você deve ir à pasta de biblioteca, depois ir à pasta de detalhar graminhas ou você tem uma segunda opção que é gramas e flores.

No momento desta aula eu utilizei a pasta de grama e flores, nesta pasta assim como as outras pastas você irá encontrar diversas opções para utilizar, para te mostrar a usei a grama de long grass 02, e arrastei para a ferramenta de pintar aonde vou utilizando o acabamento de pintar. Diminui o diâmetro para 1,0m e manualmente inserir e espalhar a grama.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 8

Utilizando a grama você pode estar deixando uma grama mais realista em seus projetos. Lembrando que você pode estar apagando também com a mesma borracha que utilizamos no caso da vegetação de árvore que utilizamos.

Inserindo rochas na vegetação.

Na pasta de biblioteca, você encontrará a opção de rochas e acrescentar rochas ao seu modelo. Você conseguirá rotacionar, ajustar, elevar esse objeto, nesse caso você encontrar outras opções como: escalar, rodar, e também mover.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 9

Inserindo objetos diversos na vegetação.

Indo em pasta e depois em diversos você encontrará várias opções que você pode estar utilizando como: flores rasteiras, troncos, raízes, pedras, folhas, arbustos lineares.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 10

No muro ao lado do nosso pergolado, podemos colocar no muro, por exemplo, esses elementos de do tipo growing que é uma vegetação vindo de baixo para cima dando a sensação de que estar crescendo.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 11

Uma outra opção é que você pode estar colocando plantas pendentes no pergolado, por exemplo, iremos usar o falling. Uma dica você precisa prestar a atenção apenas no que faz ele tomar como referência, então onde você posicionar o mouse ele irá tomar como referência para o seu plano de inserção.

TWINMOTION 2020 - INSERINDO VEGETAÇÃO - DIGITAL.ARQ - IMG 12

Uma dica!

Você pode ver essa aula novamente em vídeo clicando aqui, ou vendo no vídeo abaixo no nosso canal do YouTube. Se inscreva em nosso canal para não perder nenhuma novidade, ative os sininhos para receber as notificações.

Até a próxima!

Segue alguns artigos de Arquitetura

Como se tornar um arquiteto produtivo que desenvolve seus projetos MUITO mais rápido de maneira mais fácil e profissional.