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ARCHICAD 23 - INSERIR DWG E MODELAR TERRENO

Aprenda a inserir referência DWG e modelar terreno com curvas de nível no ARCHICAD 23.

Hoje você irá aprender a inserir a referência DWG e vai aprender também a modelar terreno com curvas de nível no ARCHICAD 23. Lembrando que essa aula é totalmente gratuita, você pode ver essa aula em vídeo também no nosso canal no Youtube. Clique aqui para ver a aula em vídeo, nos ajude o nosso canal a crescer e ative o sininho para receber todas as notificações e não perder nenhuma aula.

Para comerçar vamos fazer a inserção indo em Fire> Arquivo Conteúdo Externo (External Content), nessa opção temos duas maneiras uma delas seria anexar stretch. Nós utilizavamos esse metódo, mais apartir da versão ARCHICAD 22, esse metódo passou a dar alguns problemas porque ele não reconhecia as curvas de nível com a varinha mágica.

Por esse motivo vamos utilizar o metódo de fazer o desenho externo (Players Extern Drawing), selecionando essa maneira você verá que aparecerá uma janela você escolher em arquivos entre arquivos disponíveis.

Na nossa aula de hoje estamos trabalhando com o projeto da CASA ORLANDO do nosso curso de ARCHICAD 23, então se você já se inscreveu no curso de ARCHICAD 23, você terá todos os arquivos. Agora você vai escolher o arquivo de levantamento topográfico em DWG.

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Abrindo o arquivo verá que não temos opção de centímentros. Mas temos a opção de personalisado mm (milímetros), vamos colocar a medida de 10×1. Assim ele vai fazer esse ajuste para centímetros.

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Salvando e colocando o play, perceba que tem um x que é o ponto de origem do ARCHICAD, se aparecer essa opção de buscando uma fonte, um texto, nós iremos colocar pular todos. Fazendo isso você não terá nenhum problema, perceba que fazendo isso você vai ver que aparecerá como um bloco, mas antes de utilizar vamos posicionar com o comando Ctrl+D.

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Fazendo o comando Ctrl+D, vamos pegar o canto do terreno do lado direito na base inferior, como mostra na imagem abaixo. Pegando e arrastando esse ponto, e colocando no ponto de origem do ARCHICAD (ponto x), isso vai facilitar o nosso ponto de referência.

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Explodindo o desenho do bloco

Explodindo o DWG

Antes de modelar a malha, para que conseguirmos utilizar a ferramenta da varinha mágica com as curvas de nível tem que explodir esse desenho que está aqui como bloco.

Alguns alunos têm encontrado e algumas dificuldades para explodir o DWG, isso já foi relatado por alguns alunos, isso ocorreu até no curso de ARCHICAD 22, por pessoas que estavam utilizando a versão do ARCHICAD 23.

Se você não conseguir o desenho, na verdade, você consegue explodir, porém, às vezes quando você vai apagar o fundo ele apaga tudo.

Caso você tenha esse problema você vai precisar ir em Document> Renovation>Renovation Filter (Filtro de Renovação). Perceba que irá aparecer uma janela com opções de definições, que é usado para o projeto de reforma.

Se o seu problema estiver marcado com a opção de Existent Plant (planta existente), você deve colocar a opção de mostrar todos os elementos, no planta existente você deve mudar esses novos elementos para: Show. Para que ele mostra tudo. Vamos colocar o show al elements. Porque os novos elementos precisam ser mostrado e clique em salvar.

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Muitas das vezes esse desenho vem como um elemento novo e não como existente esse é o problema que atrapalha na hora da explosão. Agora vamos clicar no desenho com o botão direito, e clicar na opção Explorer Two Cunnet View, feito isso, vai aparecer uma janela e clique em Ok para salvar.

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Você vai ver que o desenho foi explodido. Perceba que no nosso caso ainda ficou as linhas das curvas do nível.

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Então, vamos tirar a opção de suspender grupo, para que ele selecione tudo de uma vez.

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No nosso caso, ficou as linhas do nosso terreno está aqui, no nosso caso deu certo essa explosão, mas você pode verificar indo na classificação do elemento quando entramos nas caixas de definições está com o movimento novo, por isso que muitas vezes não aparece para quem está naquela outra configuração. Podemos colocar com existentes para esse problema.

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Selecionando essas linhas, vamos colocar a linha na cor vermelha, para dar um destaque.

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Perceba que faltaram os textos, então clicamos sobre o texto e mudamos também na caneta do texto. Feito isso, vamos conseguir visualizar todos os elementos do nosso levantamento, topográfico.

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Vamos utilizar a ferramenta mesh para modelar o terreno, esse desenho que temos inicial é só um modelo de linhas 2D, é o DWG que trouxemos para o ARCHICAD e conseguir explodir.

Então vamos utilizar a ferramenta mesh two para o terreno, entrando na caixa de diálogo, temos a opção também de dar um duplo clique. Se dermos um duplo clique sobre essa ferramenta ela vai abrir uma janela com opções para definições do nosso diálogo de configurações.

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Primeiramente temos o quanto de volume de terra será mostrado, nessa malha vamos manter com 1,00 m. O nível da malha para o piso atual vai manter em 0 (Zero). O piso terreno que está mesmo três no nosso projeto geral.

Ao lado temos a opção de mostrar apenas uma lâmina nas superfícies, aqui a superfície com projeções laterais e que todo o volume de terra, então vamos manter a opção 3. Vamos utilizar o material solo.

A representação 2D já está ajustado de acordo com o nosso template, e vai mostrar ali nas folhas de superfície de um sólido verde.

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Perceba que ele vai mostrar uma superfície de grama verde, logo abaixo podemos até marcar as opções de de terra. Porém, não precisamos porque estamos utilizando o material solo, e na camada vamos colocar terreno existente e clique em Ok.

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Vamos utilizar a ferramenta, na barra superior do nosso ARCHICAD temos as opções de geometria polígonal, retangular

Vamos utilizar a retangular, pois o nosso terreno é retangular, feito isso podemos modelar esse terreno. Lembre de prestar muita atenção nos pontos de precisão, quando chegamos próximo temos a interseção você vai ver que o lápis fica preto, então cuidado com a precisão no seu projeto.

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Agora vamos jogar essa modelação para trás, você pode ver que o terreno está tampando as curvas de nível, então vou selecionar ele e nessa barra de elevating elements vamos colocar send to back (mostrar e enviar para trás), agora vamos conseguir visualizar as curvas.

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Vou te mostrar agora como fica em 3D, precionando o comando de atalho F3, e precionando O para orbit você vai ver que o terreno ainda está plano, com o volume de 1,00 m.

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Você vai vê que se mudarmos o volume de 1,00 m para 2,00 m.

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Mais ainda assim o terreno vai estar plano, então o que vamos fazer nesse momento é criar as curvas de liga. Para você entender o nosso projeto o terreno ele tem uma curva de 830 que vamos considerar como o nosso nível 0 (zero).

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Na segunda linha veja que ele sobe 1,00 m, 831 depois sobe e volta para 830, então ele volta a descer e ficar no nível zero, e depois ele desce 2,00 m, e assim por diante como mostra na imagem abaixo.

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Selecionando a malha, vamos agora com a ferramenta Mesh ativa (ferramenta malha ativa), vamos com o mouse precionando a barra espaço aparece a varinha mágica. Quando damos o clique perceba que aparece um menu onde você deve precionar Ok.

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Como podemos ver ele criou as curvas de nível.

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Vamos fazer isso em todas as curvas, precioando a barra de ferramenta espaço, clique Ok no menu e para criar as curvas de nível.

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Indo em 3D você vai percebe que vamos conseguir ver as curvas de nível que foram criadas. Perceba também que o nosso terreno ainda está plano.

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Elevação dos Pontos

Vamos agora fazer a elevação dos pontos, para que ele crie de fato esses níveis, vamos clicar então no ponto do meio da curva, em um dos pontos no meio curva aparece essa palet flutuante, nos temos a opção de elevar o ponto da malha (elevation mash pont).

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Perceba que vai aparecer um menu e nós vamos utilizar aqui a malha como uma referência vamos colocar o projeto como projeto 0 (zero), porque assim fica mais fácil para a gente definir os níveis do projeto zero que são os níveis globais.

Então o 830 vamos considerar como o nosso nível 0 (zero), então no nosso menu vamos colocar como 0 e vamos marcar para aplicar a todos, porque todos os pontos dessa curva ficaram nesse nível zero.

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Na próxima imagem você vai ver que foi criado uma série de arestras.

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Faça esse mesmo processo em todas as outras curvas. Como nas próximas curvas sobe um metro por causa do nosso terreno. Então vamos para a próxima curva que é de 831 então vai ser 100.

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Repite o mesmo processo em todas as outras partes de curvas do terreno. Lembrando que você deve clicar no meio da curva e não no ínicio do ponto da borda, porque a borda vai dar outra configuração.

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Indo em 3D indo no comando F3, você vai ver que ele mudou os níveis.

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No entanto, encontramos uma situação onde os pontos aqui alguns cantos do terreno eles estão em níveis incorretos. Então vamos ajustar esses pontos dos cantos do nosso terreno. Temos aqui no nosso topográfico os pontos.

Então, no 830,22. O 830 é o nosso nível zero, vamos desmarcar novamente o projeto zero, fazendo isso o nosso nível vai ser de 22 centímetros. Então será 22 centímetros acima do nível 0 (zero). Nesse caso não iremos marcar aplicar a todos, ele vai colocar esse nível em todos os cantos da nossa malha.

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No outro canto onde está 829.932 será passado para 7.

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Já no outro lado onde está 827,701 são 30 centímetros abaixo, então será -230 (menos 830).

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Indo em 3D você verá que o erro foi corrigido.

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Antes de corrigimos essas arestras rígidas, iremos aproveitar para mostrar que quando temos um elemento como o terreno. Se clicarmos em uma das arestras o ARCHICAD vai nos dar algumas opções como: curvar face, off-set, off-set em todos os limites, adicionar o polígno, subtrair, então cada uma das opções podemos utilizar, por exemplo inserir um novo nó. Veja como fica na imagem abaixo.

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Curva a face

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Seguindo uma tangente

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Off-set

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Off-set todos os limites

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Adicionar o polígono
Seria desenhar um polígono com a ferramenta pligonal.

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Subtrair o poligono
Seria desenhar uma forma que ele vai fazer um buraco.

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Se clicamos em um nó que é um ponto de canto. Ele vai dar outras opções inclusive, como: opções de move nó.

Corrigindo as arestras rigidas

Primeiro indo em planta, podemos até tirar temporariamente na camada do topografico DWG. Indo novamente no layers temos que ir em AGA aí vamos atualizar para que no topográfico DWG para que ele não mostre essa combinação, clique em salvar.

Agora indo em fort players action> reading section> vamos escolher a opção de cima (a primeira opção) de mudar as arestras. De acordo com os usuários vão mostrar apenas as curvas de nível.

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Já resolvemos em planta, agora em 3D.

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Agora selecionando essa malha e entre novamente do diálogo de definições. E lá vamos ter as opções indo em model e depois em todas as arestras suaves.

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