TOP 10 – Maiores Regiões Metropolitanas do Mundo em 2019
TOP 10 – MAIORES REGIÕES METROPOLITANAS DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo segundo dados de 2018 e 2019. Este
Iremos falar hoje sobre o cálculo de corte e aterro, estamos continuando com o projeto da Casa Orlando que utilizamos em nosso curso de ArchiCAD 23, lembrando que o curso que com uma oferta incrível e você irá ganhar muitos bônus, caso tenha interesse em saber mais clique aqui.
Dica: Você pode estar vendo também essa aula em vídeo clicando aqui no nosso canal do Toutube. Se inscreva em nosso canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade.
O primeiro passo seria ativar o aterro existente, depois iremos em planta, e em seguida, terreno do piso, em seguida vá em Ctrl + L para entrar em Layers Settings, então vamos ativar a camada, terreno existente, que nós modelamos.
Repare que quando você for à opção de 3D, você verá que o terreno não aparecerá, então para cada visualização do ArchiCAD ele tem um conjunto de layers que ele mostra. Então somente porque ligamos ele em plantas não significa que no 3D ele também esteja.
Então você precisará também ir no 3D ativar, indo em visualizar para ativar esse layers e escolher o conjunto aqui de combinação de layers. Veja o resultado abaixo.
Temos então essas configurações separadas para desenhos diferentes como: corte, planta e 3D. Então iremos agora o que vamos fazer é copiar o terreno existente com o comando de Ctrl + Shift + D, confira o resultado.
Feito a cópia, nós iremos mudar esta mesma cópia para a camada terrena, (ARQ 3 Terreno Corte). Vamos utilizar agora um volume da malha para fazer o corte, dessa forma, iremos manter o terreno existente inalterado e em algum momento podemos precisar do desse terreno existente do perfil natural do terreno, então temos esse terreno inalterado.
Com o comando Ctrl + D iremos arrastar esse mesmo terreno para a posição do terreno original, então temos agora duas malhas uma do corte e uma do terreno existente.
O que vamos fazer é desligar o corte de um terreno existente o que vamos fazer é desligar o layers existentes deixando apenas o corte ativo que é o que vamos trabalhar neste momento. Então desabilite o modo 3D iremos fazer a mesma coisa.
Quando você passar o mouse em cima do terreno do projeto irá aparecer uma tag indicando ali o nível que aquele elemento está, e o layer ARQ3 Terreno, corte.
Quando você selecionar ele irá aparecer na sua infobox dizendo que é o terreno corte.
Agora iremos fazer operações de subtração utilizando as operações de elementos sólidos. Vamos à planta do subsolo. Vamos até o botão Desing da barra superior, depois em Solid Element Operations.
Vamos selecionar os elementos desse piso até os elementos, conseguimos selecionar elementos específicos, por exemplo, clicando em laje de pois Ctrl + A e vai pressionar todas as lajes desses pisos selecionado, parede, dando esse comando ele irá adicionar todos as paredes, e vamos acrescentar pressionando Shift adicionando a rampa, e o morf que é um pedaço de rampa como mostra na imagem abaixo.
Com esses elementos selecionados, irá aparecer uma janela do Solid Element Operations, logo iremos até Operadores (Get Operations Elements) onde você deve clicar. Vamos precisar também ir lá em planta e depois terreno, feito isso você deve selecionar o seu terreno e colocar ele como alvo em Get Target Element.
Feito os passos acima, vamos agora clicar em subtrair e depois subtrair com extração para cima, e depois clique em executar porque ele vai cortar e vamos utilizar aqueles elementos como: lajes, paredes… ele vai estar cortando tudo que está acima desses elementos usados como operadores quando você clica em executar você vê que ele fez o corte.
Você também perceberá que ele tem uma falha na parte interna dos muros de arrimo.
Agora clicando em F5, e selecionando a malha clicando F5 ele vai mostrar apenas a malha de corte.
Dando um zoom você verá que é apenas uma pequena lâmina, ou seja uma pequena imprecisão que existe, entre a parede do muro de arrimo e a rampa.
Para começar a correção vá até planta, depois subsolo.
No nosso caso nós iremos mudar um pouquinho o nó da nossa laje,
Selecionando a opção de nó, e depois selecionando a opção move node, vamos colocar milimetricamente um pouquinho para dentro. Feito isso, coloque o nó para trás para não atrapalhar a nossa visualização. Mais fique tranquilo, pois isso não vai atrapalhar o nosso projeto.
Lembre-se de fazer o que foi feito na parte direita da rampa faça na parte esquerda também. Corrigindo isso vá até à visualização em 3D. Você irá observar que já está tudo correto.
Pressione F5, para voltar com o modelo inteiro.
Observe que quando fizemos a mudança na rampa, repare que existe outro erro de corte, pois está entrando um pouco na piscina, porque o fundo da laje está na camada do piso térreo.
Indo em planta e clicando em térreo, você irá selecionar todas as lajes. Indo em lajes e dê o comando Ctrl + A para selecionar todas as lajes. Clique em operador (Get Operation Elements), e depois o Operators no nosso caso deu 38, ou seja 38 elementos operadores.
Depois você deve selecionar a malha, você pode fazer isso em planta ou em 3D, qualquer uma das duas irá funcionar. Após escolher uma das duas opções você deve colocar como alvo (Get Target Elements), depois de novo extrusão para cima, depois clique em executar. Confira o resultado abaixo.
Agora nós temos o nosso volume de corte. Volte com F5, para voltar para o modelo inteiro.
Agora vamos fazer o nosso aterro. Iremos fazer agora um procedimento parecido vai lá no terreno, depois piso terreno.
Agora devemos desligar o nosso terreno corte, e ligar o existente novamente e dê um Ok para salvar.
Selecione o terreno, copie novamente com Ctrl + Shift + D, agora precione ao lado do outro terreno. Agora vamos à camada aterro. E novamente posicione na posição no controle original.
Agora iremos desativar o existente novamente e vamos deixar somente o aterro ligado, o corte e o existente devem estar desligado. Em 3D também precisamos fazer isso, desligar o corte e o existente e deixar somente o aterro, selecione o aterro.
Voltando ao aterro, a primeira coisa que vamos fazer é o volume do aterro é subtrair a parte dele que fica no subsolo.
Vamos novamente em planta e depois terreno vamos colocar o traço de referência com o piso de cima, para nos mostrar o nível do subsolo.
Selecione a malha e o nó dela, vamos utilizar a opção de subtrair do polígono e utilizando aqui a geometria poligonal, vamos desenhar o polígono que pretendemos cortar pegando pelo lado externo do muro de arrimo.
Na parte curva da piscina, precisamos fazer um corte, clicando na arestra irei para a opção de curvar e clicar em execultar, veja o resultado, abaixo, você pode também está dando o comando F5 para ve em 3D.
Vamos dividir o terreno em algumas partes. Primeiro vamos dividir a malha colocando aqui como referência o nível térreo. Clicando com o botão direito em térreo depois mostrar como referência o térreo, e selecionando a malha temos a ferramenta split dividir esse machado como referência. Então vamos fazer uma linha que vai dividir. Veja o resultado.
TOP 10 – MAIORES REGIÕES METROPOLITANAS DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo segundo dados de 2018 e 2019. Este
TOP 5 – PROJETOS DE BJARKE INGELS | DIGITAL.ARQ Bjarke Ingels é o sócio- fundador do escritório BIG, e se tornou um dos grandes arquitetos
TOP 10 – MAIORES CIDADES DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores cidades do mundo segundo dados de 2018 e 2019 (apenas população do
ARCHICAD 23 – HACHURAS DE SUPERFÍCIE EM 2D E 3D Aprenda a editar as hachuras de um deck, em planta e na superfície da janela
ARCHICAD 23 – ESTRUTURA COM PERFIL COMPLEXO | DIGITAL.ARQ Hoje você vai aprender a fazer Estruturas com Perfil Complexo no ARCHICAD 23. Para começarmos vá
ARCHICAD 23 – INSERIR DWG E MODELAR TERRENO Aprenda a inserir referência DWG e modelar terreno com curvas de nível no ARCHICAD 23. Hoje você
Veja abaixo a continuação da aula! Continue assistindo à aula no nosso canal do YouTube.