TOP 10 – Maiores Regiões Metropolitanas do Mundo em 2019
TOP 10 – MAIORES REGIÕES METROPOLITANAS DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo segundo dados de 2018 e 2019. Este
Hoje você irá aprender a inserir Cota de Nível, Cotas Lineares, Angulares e Radiais no ARCHICAD 23. Se você deseja ver essa aula hoje em vídeo clique aqui para ver em nosso canal do YouTube, lembre-se de inscreve em nosso canal e ative os sininhos para receber as notificações.
Primeiramente iremos começar com a ferramenta de cota de nível. Que fica na lateral esquerda do seu ARCHICAD 23.
E temos a segunda ferramenta que fica na barra superior do seu ARCHICAD 23, Level Demention Default Settings. Nessa ferramenta logo abaixo você vai encontrar o tamanho do símbolo, o tipo de símbolo, o tipo de caneta. E embaixo você encontrará informações de texto como: o tipo de texto, tipo de caneta.
Vamos deixar a Marker Size com a caneta vemelha, e o Text Style com a caneta na cor preta. Logo mais abaixo você irá encontrar a camada. Nessa camada iremos utilizar a camada de ARQ-5-Símbolos, e depois clique em Ok para salvar.
Antes de inserirmos esse nível, vamos estar ativando a opção muito importante que á de gravidade (gravity), essa função de gravidade para que ele fique vinculado a um elemento de modo paramétrico. Vamos colocar em Gravitate to Slap que é designado para laje.
Feito isso, quando você der um clique nessa laje ele insere o meu nível, já reconhecendo o nível original que é 1,70 e o melhor é que ele fica vinculado se acontecer de querer mudar o nível dessa laje. Indo em Slab Selection Settings colocando o projeto em 0 (zero) para 10 centímetros a cima.
Ele já atualiza, então para 1,80, como mostra na imagem abaixo.
Confira a simulação feita em 3D para você vê o resultado. Repare que a alteração que fizemos de 1,70 a 1.80, veja que ele acompanhou perfeitamente.
Voltando para a laje na posição original, ele voltará para 1,70. Issoo é muito útil e pode ser utilizado também com a malha se você cortar, usar talude ou alguma coisa, e vai reconhecer o nível.
Podemos até copiar os parâmetros, então sempre que clicamos, por exemplo na área externa do nosso projeto que está 1,60 que é um pouco mais baixo, 10 centímetros abaixo.
No nosso 1º pavimento, ele já reconhece aqui 4,93m como na imagem abaixo.
Se fizéssemos no subsolo, ele vai estar reconhecer o nível da nossa laje -1,93,
Então, teríamos essa opção. Que é muito importante para consciência das confiabilidade das informações técnicas no ArchiCAD.
Prosseguindo agora, vamos para a ferramenta de cotas lineares. Vamos utilizar no primeiro pavimento, temos então a ferramenta de up mation to, essa ferramenta de cotas.
Temos na primeira barra com as opções de métodos: cotas lineares (linear method), na segunda opção temos o método linear acumulativo (cumulative method), e o terceiro método acumulativo com base em uma linha (base line method), e o quarto é a cota de elevação que é utilizado em corte (elevation dimension).
Mais embaixo temos a opção de Maker Type, que são os tipos de marcadores que pode ser um traço, uma bolinha, uma seta. No nosso caso utilizamos o círculo, ao lado dessa opção temos dois tipos de linha de chamado.
Mais abaixo temos a opção de Witness Line que é uma linha de chamado. A primeira opção que é sem a linha de chamado, a segunda opção é que possui um tamanho fixo, a terceira opção com um tamanho fixo com a linha vertical, a quarta opção é a linha dinâmica acompanhada a distância do projeto.
Mantemos a opção três que é com um tamanho fixo com a linha vertical, mantivemos a caneta vermelha.
Temos também a opção de estilo de texto (text style), mantive o texto com 2 milímetros, com a caneta preta. Nas opções de Marker and Witness Line Options, vamos para a opção de Marker Size seria o tamanho do Maker Type que mantivemos em 0.05. Em custum witness line length que é o tamanho da linha chamada, colocamos então 5,00 milímetros.
Depois seleciona a opção de camada de ARQ-5-Cotas. Feito todos esses passos, clique em Ok para salvar.
As cotas são elementos que ficam vinculados aos objetos paramétricos do ARCHICAD. Então, por exemplo, iremos vincular as cotas dos ambientes com as paredes para que caso mudemos as dimensões dos ambientes, essas cotas acompanhem então, iremos clicar nas arestas das paredes, você deve perceber que irá aparecer o símbolo que é chamado mercedes pois parece com a logo da Mercedes.
Quando você clica, aparece esse símbolo de círculo dos dois lados. Pois, ele indica que ele colocaria já a cota quando você clica em uma aresta. Clicando em todas as paredes e nas arestas das paredes. Você precisa prestar atenção para que ele fique realmente vinculado ao elemento que você deseja.
Depois de selecionar tudo dê um duplo clique, para aparecer o martelo e vou indicar onde queremos essa linha de cota.
Temos essa linha de cota, como você viu na imagem acima, lembrando que podemos arrastar com Ctrl + D, conseguindo assim movimentar ela, com essa linha de chamada de tamanho fixo.
Sempre que selecionarmos essa linha ela aparece como um elemento inteiro, se dermos mais um clique, aparece uma pallet flutuante com várias opções uma delas é a quarta opção que é mover apenas um dessas cotas separadamente para um tamanho específico e também pode notar que fizemos ele vinculados as paredes.
Se movemos uma das paredes, preste a atenção que a cota também se movimenta.
Se mudarmos a espessura da parede que está em 15 centímetros, e colocar então a parede com 25 centímetros. Perceba que ele já mudou a espessura na cota também. Então as cotas ficam vinculadas aos elementos.
Para começar, iremos com a ferramenta de cotas de ângulo (Tabel Tool), mas antes disso vamos desenhar com a ferramenta de cota de ângulo. Temos a opção, de por exemplo, um ângulo nessa empena de concreto como mostra a imagem abaixo.
Podemos fazer uma linha do tipo traço-ponto para ter uma referência, e aqui no nosso desenho técnico, vamos utilizar uma cota de ângulo, que fica lá em Mor, temos também a ferramenta cota de ângulo.
Na ferramenta de ângulo, temos também várias opções de tipo de marcadores, temos opções também de texto. Utilizaremos a camada ARQ-5-Cotas.
E a camada de ângulo, você precisa entender o seguinte ela feita com base em quatro pontos que você precisa clicar. Seria dois pontos e uma das linhas que no nosso caso é horizontal, e 2 pontos na outra linha na diagonal.
Então damos um primeiro clique no ponto na linha horizontal. E no segundo ponto na linha diagonal, depois novamente no ponto da diagonal. E o terceiro no ponto inicial. Agora o quarto no ponto final da linha horizontal.
Feito isso irá aparecer o martelo, e aí você vê essa cota e inclusive reposicionar.
No nosso projeto no térreo temos um círculo que no nosso caso é a piscina. Vamos fazer iremos fazer a cota radial indo em radial dimension default settings, onde temos a cota radial com algumas opções que você pode vê abaixo.
Quando clicamos em um elemento circular, você vai ver que aparece uma linha de chamada. Basta dar um clique que ele aparece o elemento.
Se você tiver algum problema com relação ao número de casas decimais tanto na cota linear quanto na radial, lembre-se que você pode ir em options, depois em preferência de projetos (projects preferences) e depois demetions de projetos.
Vamos organizar AGA Demensions, ajustei as casas decimais em 0 (zero), pode salvar com o mesmo nome ou criar um novo conjunto e salvar.
Se você gostou desta aula envie para outros que possam gostar também! Lembrando que você pode ver essa aula em vídeo no vídeo abaixo. Se inscreva no nosso canal do YouTube, clique em gostei e ative as notificações para receber todas as novidades!
TOP 10 – MAIORES REGIÕES METROPOLITANAS DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo segundo dados de 2018 e 2019. Este
TOP 5 – PROJETOS DE BJARKE INGELS | DIGITAL.ARQ Bjarke Ingels é o sócio- fundador do escritório BIG, e se tornou um dos grandes arquitetos
TOP 10 – MAIORES CIDADES DO MUNDO EM 2019 Conheça as 10 maiores cidades do mundo segundo dados de 2018 e 2019 (apenas população do
ARCHICAD 23 – HACHURAS DE SUPERFÍCIE EM 2D E 3D Aprenda a editar as hachuras de um deck, em planta e na superfície da janela
ARCHICAD 23 – ESTRUTURA COM PERFIL COMPLEXO | DIGITAL.ARQ Hoje você vai aprender a fazer Estruturas com Perfil Complexo no ARCHICAD 23. Para começarmos vá
ARCHICAD 23 – INSERIR DWG E MODELAR TERRENO Aprenda a inserir referência DWG e modelar terreno com curvas de nível no ARCHICAD 23. Hoje você